
Infertilidade e Seus Impactos: Destaque na 2ª Jornada Médica Internacional
A 2ª Jornada Médica Internacional contará com a presença de uma grande autoridade em Reprodução Humana para debater os impactos sociais e econômicos da infertilidade no mundo.
Daniel Suslik Zylbersztejn, responsável técnico do Fleury Fertilidade e médico do Hospital Albert Einstein, é um dos palestrantes confirmados do congresso internacional, que acontecerá de 12 a 14 de março de 2025, em Erechim, no Rio Grande do Sul.
O desafio da infertilidade
Formar uma família ainda é o sonho da maioria das pessoas. Contudo, o desejo de gerar filhos pode esbarrar em um grande problema social e de saúde pública, com efeitos econômicos catastróficos: a infertilidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, 1 em cada 6 pessoas no mundo é estéril. O declínio da fertilidade, seus desafios e as técnicas de reversão disponíveis em diferentes países serão abordados por Daniel Suslik Zylbersztejn na Jornada Médica Internacional.
Declínio da fertilidade e suas causas
Com 17 anos de atuação em Fecundação Assistida, Zylbersztejn explica que a redução da fertilidade teve início em alguns países europeus, berço da Revolução Industrial, no início do século passado.
“Com a industrialização, as famílias mudaram ainda mais o estilo de vida e passaram a utilizar métodos contraceptivos. Podemos citar, ainda, o início do empoderamento feminino e o adiamento da gestação por força da carreira profissional. Estas e outras mudanças sociais, aliadas a substâncias químicas que contaminam ar, solo e água, influenciam diretamente o sistema reprodutivo humano, podendo resultar, dependendo do grau, em esterilidade”, complementa Zylbersztejn.
No Brasil, a taxa de fertilidade atual é de 1,66 filho por mulher, enquanto o número necessário para manter a população estável é de 2,2 filhos. De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida, cerca de 8 milhões de brasileiros podem ser inférteis.
Impactos futuros
Os dados são preocupantes, pois, em algum momento, a população brasileira começará a diminuir. Este fenômeno pode gerar impactos econômicos e sociais significativos, exigindo novas estratégias para a preservação da fertilidade e políticas públicas voltadas ao tema.
Tratamento e desafios
Os tratamentos de Fertilização In Vitro ainda são um sonho distante para a maioria das pessoas. Eles envolvem:
- Medicamentos de alto custo
- Insumos importados
- Alta tecnologia nos laboratórios de Embriologia
- Não são cobertos por planos de saúde ou pelo SUS
Segundo o especialista, este cenário não deve mudar tão cedo. Ele lamenta que o Brasil não invista em pesquisas em maior escala sobre reprodução assistida, diferentemente de países mais desenvolvidos.
“Apesar de tudo isso, o Brasil é mundialmente reconhecido por ter uma Medicina Reprodutiva muito competente, especialmente na reprodução humana assistida”, afirma Zylbersztejn, que no dia 14 de março abordará o tema na Jornada Médica Internacional.
Sobre a Jornada Médica Internacional
A 2ª edição do congresso é uma realização do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, da Prefeitura de Erechim e do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região.
Parte da arrecadação será destinada à restauração do Hospital Israelita “Leonardo Cohen”, o primeiro hospital judaico do Brasil, fundado há 96 anos na antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos.
Inscrições e valores
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site oficial:
www.jornadamedicainternacional.com.br
Valores:
- Profissionais da Medicina: R$ 349,00
- Estudantes: R$ 299,00
- A participação dá direito a certificado.
Serviço
- Evento: 2ª Jornada Médica Internacional
- Data: 12, 13 e 14 de março de 2025
- Local: Centro Cultural Vinte e Cinco de Julho
- Endereço: Rua Gaurama, 210 - Centro, Erechim-RS | CEP: 99700-000
Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais do evento (@jornada.medica.internacional) e pelo WhatsApp: (54) 99225-0596.
Assessoria de Imprensa
A comunicação do evento é realizada pela Fiamini - Soluções Integradas em Comunicação.
- Rodrigo Dias: (11) 96794-5777
- Simone Leone: (11) 99679-0666
- Vania Sousa: (11) 96565-4394
- Carla Fiamini: (11) 94749-6747