![O Hospital](https://jornadamedicainternacional.com.br/media/hospitalIsraelitaLeonardoCohen.jpg)
O Hospital
Pioneirismo em Saúde no Alto Uruguai
O Hospital Israelita Leonardo Cohen começou a ser construído em 1929, pela ICA - Jewish Colonization Association, empresa de colonização que administrava a antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos, uma extensa área de 93 mil hectares, que nos últimos 30 anos originou 7 municípios gaúchos.
Foi pensado para oferecer segurança em partos, cirurgias e tratamentos de saúde, para judeus e não judeus, de forma gratuita, proporcionando atendimento com médicos europeus especialmente contratados, procedentes de países como Alemanha, Hungria, Romênia e Áustria.
Eram médicos de altíssimo nível, de instituições de excelência, entretanto, pela origem judaica, em tempos de ascensão do nazismo na Europa, precisavam sair do continente e encontrar rotas seguras para eles e suas famílias. Uma delas foi o Projeto de Colonização Judaica do Barão e Baronesa Hirsch, um casal de filantropos que transferia de maneira organizada, milhares de judeus do Leste Europeu, em situação de pobreza e perseguição, para novas colônias nas Américas.
A Colônia de Quatro Irmãos, no Alto Uruguai gaúcho, ao lado de Erechim, foi a última implementada pelo Projeto, que teve início no meio do século XIX.
O Hospital Israelita Leonardo Cohen possuía sala de parto, sala de cirurgia, sala de recuperação, área de internação e área administrativa, com equipe médica, de enfermagem, parteiras e geradores de eletricidade.
Foi construído com supervisão de engenheiros ingleses, a partir de madeira da própria região, escolhidas e tratadas em processos de alta qualidade, que permitiu a longevidade do prédio até os dias de hoje.
Seu diretor clínico mais duradouro foi Dr Otto Goldberg, que fez atendimento de campo na I Guerra Mundial, e deixou um legado de histórias de bravura e improviso para salvar vidas. Seu exame para licença médica no Rio Grande do Sul foi feito em latim.
Outra personagem marcante foi Dona Francisca Mermelstein, parteira, que posteriormente fez carreira longeva em Porto Alegre, no Hospital Beneficência Portuguesa, com uma legião de famílias agradecidas, diversos médicos usando seus serviços e conhecimento,e milhares e milhares de partos realizados, em hospitais e residências.
Leonardo Cohen foi Administrador da ICA, da Jewish Colonization Association, empresa de administração dessas colônias, e homenageado com nome do Hospital.
Nasceram no hospital centenas de pessoas, com a curiosidade marcante que, destas famílias da colônia judaica de Quatro Irmãos, ocorreu uma quantidade significativa de descendentes dedicados à carreira médica de maneira notória.
Ficou na história como um esforço comunitário social e do terceiro setor, de sociedades que tomam a si o desafio de resolverem suas dificuldades e avançarem para o futuro.
Atualmente o prédio, com exposições, faz parte do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região, está aberto para visitação ( ao lado da Prefeitura Municipal de Quatro Irmãos), e encontra-se em fase de contínuos reparos.